sábado, 26 de março de 2011

“ô Ô ô ô Bloco... ô Ô ô ô Bloco... ô Ô ô ô Bloco In Rio”


Rock In Rio? Meus pêsames! Já se foi o tempo em que a cultura tinha certo respeito pela classe. Já não bastava ouvir axé durante o ano todo?

Pois é, ainda não achei uma resposta que me deixasse tranqüilo, porque a situação em si não me deixa tranqüilo! Axés, forrós, sertanejos e afins, já fazem parte da mídia jornalística o tempo todo, em emissoras de TV, em rádios, em carros, em celulares alheios, enfim... Todo lugar já é favorecido por esses estilos musicais e quando vai ocorrer o único evento de Rock and Roll televisivo nacionalmente coloca Ivete Sangalo e Cláudia Leite?! Daqui a pouco, vão começar a vender “O abada do Rock In Rio”, “venham para o Bloco do Rock In Rio!”... Chega!

O que os responsáveis acham? Que no Brasil não tem público suficiente para tal evento? Têm que colocar atrações dos mais diferentes estilos para poder “atrair” público? Eu moro no interior do Nordeste e conheço alguns colegas que já compraram o ingresso. 

Mudar de opinião mostra que você está aberto a mudanças, isso eu acho legal até certo ponto, dependendo da situação. Mas existem situações onde eu defendo a divisão das classes. Sei que “bairrismo” ou “tribos” são divisões e se levadas ao extremo podem causar brigas e até mortes, não concordo com isso, mas essa “mistureba” toda é demais.

Os estilos musicais “mais convencionais” já têm seu espaço muito amplo. O Heavy Metal no Brasil é que é mais restrito, dependendo do estilo é classificado até como “underground” (algo como “embaixo da terra”), nunca ouvi esse termo para a música sertaneja. Aliás, o estilo musical ‘sertanejo’ não existe mais! A música sertaneja seria feita retratando “O” sertanejo e suas culturas, o que temos hoje em dia são letras falando de relacionamento amoroso com uma base musical muitas vezes com o pé no pop rock, estilo esse classificado como “universitário”.

Cada pessoa tem seu gosto e merece respeito, isso eu defendo até a morte, porque eu mesmo escuto bandas que sei que uma minoria escuta, justamente por tamanha estranheza. Então que respeitem o velho Rock and Roll.

2 comentários:

  1. Bastante conveniente. Pretendo ir ao RIR, na noite do MEtal. Também concordo que o evento tornou-se caça-níqueis, mas é aquela história: cada um escuta o que gosta.
    Ah, visita aí www.meiolitrodemel.blogspot.com
    Falow.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marcos, tudo em nome do capitalismo! Isso tudo com a ajuda de nossa "mídia", quem só tem a ganhar é o Roberto Medina e família. Mas essa mistura sonora e cultural não vem de hoje. Desde a primeira edição que já havia esse balaio de "tribos", como pode ser visto aqui:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Programa%C3%A7%C3%A3o_das_edi%C3%A7%C3%B5es_do_Rock_in_Rio

    Mas convenhamos que nem se compara, ultimamente essa mistura só vem piorando. Mas pra compensar tudo isso, só penso no dia 24 (Red Hot Chili Pepper e Stone Sour) e 25 (esse nem preciso falar né?!), o qual quero estar lá!

    E todos os dias fossem no nível do dia 25?! Coitados de nós para querer ir a todos, empenhariamos até nossas almas, kkkkkkk...

    ResponderExcluir