sábado, 25 de junho de 2011

Milagre de Santo Antônio


Ê maravilha! É banda de forró; pessoas sorrindo; barraquinha vendendo milho cozido e assado; quentão; canjica; pamonha; licor; bolo de milho; biscoito de milho; sanduíche de milho; pudim de milho; feijão de milho; carne de milho; não sei mais o quê de milho;... Uma loucura só! Ôi côisa bôua, sô! Esse é o Nordeste, não é?

Antes de tudo, uma coisa eu acho curiosa: porque algumas pessoas que dizem "adorar" o São João, "amar" milho, canjica, pamonha e toda essa culinária, não passam os outros meses do ano comendo isso? Só “apreciam” em época de São João? Por que eu sou louco por café e bebo todo dia.

As bandas de forró estão acabando, não existe mais a cultura do forró com zabumba, triângulo e sanfona, isso é "coisa de velho", a onda do momento é tocar forró com guitarras distorcidas, contrabaixo elétrico, teclado, bateria e voz! Lembro-me, certa vez, que estava andando no centro da cidade e, de repente, passei na frente de uma loja que estava tocando um som ambiente (pois é, “ambiente” que saia da loja, mas, tudo bem) que parecia uma banda de heavy metal e com a enorme surpresa em ouvir aquilo, parei! Prestei atenção no som e esperei entrar a voz para tentar reconhecer que banda era aquela. Esperei por uns 30 segundos (eu acho) e, de repente, quando a música chegou a seu ápice (sem voz), ela acabou. Ouvi a gritaria do público e, logo em seguida, entra a música propriamente dita: forró do mais "moderno"! Pois é, a música heavy que acabara de ouvir se tratava de uma introdução da apresentação ao vivo executada pela tal banda. Eu me senti até envergonhado: "como pôde eu ter confundido uma banda de forró com uma de heavy metal?" Passada a vergonha, fui analisar o caso e comecei a prestar mais atenção nessas bandas. Algumas bandas atuais de forró utilizam músicas dos velhos e clássicos Rock and Roll e Heavy Metal. Estilos que os próprios ouvintes dos plágios criticam, dizendo "não entender nada". Paródias de Angra e Scorpions, banda esta que já deu uma grande contribuição as bandas de forró com o disco "acustica", simplificando o trabalho em fazer versões. Não vai demorar muito para ouvirmos versões do Metallica, Megadeth, Sepultura e Slayer.

Outra coisa que acho, no mínimo, engraçado, não só em festas juninas, mas em qualquer festa contemporânea é: onde estão os cachos? Nossa cultura de enaltecer a magreza desumana e madeixas completamente lisas fez com que as mulheres ficassem todas do mesmo jeito! Quando eu caminho em meio à multidão, acho que estou andando somente em círculos, porque sempre me deparo com um cabelo "escovado/chapado" penteado para o mesmo lado. Pior ainda quando algum tipo de coloração está em "moda", aí lascou! É cabelo liso em todo canto, penteado para o lado, deixando cair uma leve franja e com uma coloração mais "agalegada" nas pontas! E para completar, acho legal quando algum site resolve tirar uma foto do grupo de amigas, todas fazem a mesma pose de mostrar somente um lado do rosto, quebrando o pescoço. Isso sem contar naquelas que ainda dão uma agachadinha, sem sequer ter alguém atrás para poder aparecer.

Uma coisa foge um pouco às festas maiores que ocorrem nos centros das cidades, são as famosas “rezas” ou simpatias para casório! Desculpe-me se você já fez isso, ou se algum parente já o fez, mas a única coisa que penso quando vejo esse tipo de coisa é: "Ô MULHER DESESPERADA! Essa daí foi renegada até pelo capeta!”. O problema, que ela não enxerga, é que quando um homem vê uma mulher nesse nível de secura, ele corre! Não tem para onde, o homem se assusta com uma mulher nesse estado. Porém, existem aquelas que conseguem um "desesperado" (pois não existem somente mulheres na "secura") no meio da multidão, matando cachorro a grito, vê a dita cuja desesperada gritando e segurando no pau de Santo Antônio... Já era! O "milagre" foi concebido.

Bem, mas no fim tudo vira uma grande diversão e brincadeira, então é bacana. Afinal, devemos curtir nossa vida, cada qual respeitando o próximo e a vida! Então que venha o quentão...

Boas festas!

10 comentários:

  1. A melhor parte foi...biscoito de milho; sanduíche de milho; pudim de milho; feijão de milho; carne de milho; não sei mais o quê de milho;

    ...no meio da multidão, matando cachorro a grito, vê a dita cuja desesperada gritando e segurando no pau de Santo Antônio... Já era!

    Ei ri muito..hsuahu

    ResponderExcluir
  2. Pra mim não existe forro sem sanfona,aquelas primeiras bandas desse "forro" ainda davam destaque a sanfona,mas agora o que fica em destaque são os instrumentos de sopro e as guitarras;em relação aos plágios parece que eles já usaram todas as baladas do rock/metal e dos sucessos pop americano que já estão repetindo as musicas com outras letras.Eu queria saber se eles pelo menos colocam assim: letras-banda , musica-scorpions por exemplo.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. "Eu só quero é uma matuta,
    daquela que faz arredio
    Pra me agarrar nos beiços dela
    que nem cachorro no cio.
    Agarrá-la na cintura,
    rodopiar e fazer corropio.
    E com a molesta nos couros
    que é para o cão não fazer nó,
    Passar as horas e nem ver
    Quem diabo de banda tá tocando o forró."

    Wlw Marcão!! rimei heim??
    @JoselmoIF

    Wlw marcão

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu gostar não heim??
    Senão vai sair mais m**** kkkkkk

    Abç

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem Alexandre!
    Uma pena, mas nunca mais tive tempo para postar algo no meu blog...
    Qualquer hora reativo o coitado!

    ResponderExcluir
  6. não sei mais o que é são joão
    e o forró chega da medo
    cabou-se milho, canjica e quentão
    o jeito é apelar prá são pêdo

    ResponderExcluir
  7. Aí Marcão, esse último foi do seu amigo Anderson Vieira

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkk...é foda. Já me peguei na mesma situação vergonhosa de parar pra ouvir um solo de guitarra e qndo começa é aquela voz chorosa característica das bandas de forró.

    ps: adoooooro meus cachos, rs. Fico feliz q ainda há qm os valorize ;)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. adooorei a postagem, por mais que eu nao tenha nada contra as novas bandas de forro, acho que o forrozinho pé-de-serra esta ficando extinto e ta fazendo faltaaa, tanto que hj em dia quando escuto me lembro da infacia, que foi o tempo em que mais escutei ... e realmente hj em dia infelizmente as mulheres tem uma beleza mt artficial ;/. Otima postagem Marcos, ri mt das mulheres desesperadas e matando cachorro a grito kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir